O substrato de aquário é a base essencial para um aquario saudável

Embora estejamos a falar de plantas aquáticas, as plantas não absorvem nutrientes única e exclusivamente através das folhas. É essencial usar um bom substrato ou mistura de substrato inerte com fértil para um desenvolvimento saudável.

As plantas preferem substratos arejados e leves, tornando mais fácil para as raízes obterem oxigénio devido ao movimento constante da água, além disso também promove um melhor e mais facil enraizamento das mesmas. Em cascalhos ou areias, isso funciona com menos eficiência.

Os substratos activos fornecem uma fonte contínua de nutrientes para as plantas e ajudam a optimizar os parâmetros da água.

Os Substratos também amaciam a água que origina a diminuição do pH da água e armazenam nutrientes essenciais para as plantas.

Quando usar? Quando é que os substratos são recomendados?

Os substratos devem ser usados quando plantamos directamente plantas no solo.

Caso opte por usar um substrato fértil sem este ser plantado,  este pode tornar-se um problema devido aos nutrientes serem libertados para a coluna de agua e não serem utilizados.

Substratos de aquário no nosso site: clique aqui

Exemplo de aquario plantado só com substrato activo

Substrato fertil por baixo do substrato activo? Quais são as razões para usá-lo?

O substratos substratos férteis que são adicionados sob o solo é necessário porque eles normalmente contêm mais nutrientes do que os solos ativos e fornecem esses nutrientes às nossas plantas por vários meses. Os nutrientes liberados do substrato são armazenados nas camadas de cobertura, portanto não reduzimos sua eficiência com as trocas de água.

Substratos férteis disponíveis no nosso site: clique aqui

Exemplo de aquario plantado com substrato activo e substrato fértil.

O que podemos usar caso não necessite de substrato.

Nos casos em que utilize plantas  flutuantes, plantas amarradas a pedras ou troncos, o substrato é desnecessário. Neste caso, a simples decoração de areia ou cascalho também é uma escolha perfeita para o seu layout.

Areias e cascalhos disponíveis no nosso site: clique aqui

Porque temos que fazer a manutenção das areias?

É deveras importante a manutenção das areias que usamos nos nossos aquários. Estas com o passar do tempo tem a tendência a escurecer e a acumular detritos. Precisam de limpeza mais ou menos 1 vez por mês. Esta limpeza passa por retirar a areia do aquario com a ajuda de uma mangueira e ao mesmo tempo que aspiram a agua aspiram também a areia. Depois basta lavar com agua abundante e colocar anti cloro pode voltar a colocar dentro do aquário.


Acessórios para manutenção: clique aqui para mais

Quanto tempo dura um Substrato? É necessário substituí-lo quando cria um novo layout?

Areia e cascalho duram para sempre, mas solos argilosos também podem ser usados ​​por anos com manutenção adequada. Embora o substrato sob a camada de cobertura fique sem nutrientes após 6-8 meses devido à absorção intensiva de nutrientes e mudanças de água, podemos melhorar o substrato novamente com fertilizantes de substrato. Ou seja não é necessário deitar fora os substratos antigos: depois de lavá-lo e limpá-lo, pode reaproveitá-lo completando com um saco de substrato novo desta forma fica com a granulometria perfeita.

Fertilizantes de substrato no nosso site: clique para mais

Related products

Comments (0)

No comments at this moment
Product added to wishlist
Product added to compare.