Apistograma Cacatuoides Double Red - 2100759

Apistograma Cacatuoides Double Red

Ecoarium Vivos
2100759
Em Stock
6,80 €
Peixe Ornamental de aquário de água doce tropical

PayPal
 

Nome Popular: Apisto Cacatuoides Double Red, Apisto Cacatua Double Red, Cockatoo Apisto

Nome Científico: Apistogramma cacatuoides, Hoedeman, 1951

Família: Cichlidae

Origem: América do Sul / Bacia do Rio Amazonas (Brasil, Peru e Colômbia)

Sociabilidade: Sozinho, casal

pH: 6.0 a 7.0

Temperatura: 26 a 28ºC

Dureza da água: mole

Expectativa de vida: Cerca de 3 a 5 anos

Manutenção: Fácil

Tamanho adulto: Aproximadamente 8 a 9 cm

Alimentação: Onívora, aceita de tudo, mas se quiser incentivar a reprodução e manter seu apisto saudável e com belas cores é recomendado oferecer alimentos vivos - além das rações específicas - ao menos uma vez na semana.


Dimorfismo sexual: O macho é maior, mais colorido, apresenta a nadadeira ventral maior, pontas das nadadeiras anal, dorsal e caudal finas, os raios da nadadeira dorsal são maiores e o ventre é retilíneo. A fêmea possui coloração amarelada, pontas das nadadeiras arredondadas, ventre roliço e é menor que o macho. Importante: estas características aparecem em peixes no final do estágio juvenil e em adultos, a diferença sexual entre filhotes é mais difícil de ser observada.

Comportamento: São peixes territoriais e agressivos com outros da mesma espécie ou formato e coloração parecidos. O casal / harém deve ser sempre mantido em aquário próprio e sem outros peixes que possam comer seus ovos ou filhotes, no caso de aquário comunitário é recomendado manter apenas o macho sozinho.

Reprodução: Ovíparo, a fêmea irá colocar os ovos em um local escondido que pode ser debaixo de troncos, folhas ou rochas, ou qualquer outro lugar mais discreto. Os ovos eclodem em aproximadamente 48 - 72 horas quando mantidos em temperatura mais alta, após dois ou três dias da eclosão os alevinos já consumiram o conteúdo do saco vitelino e começam a nadar.

Durante este período a fêmea fica com coloração amarela bem forte e pode ou não ter comportamento agressivo com o macho, cabe ao aquarista observar bem seus peixes e retirar o macho do aquário – caso ocorram brigas – para evitar o estresse de ambos.

Recomenda-se usar filtro interno de espuma ou então colocar perlon na entrada de água do filtro externo para evitar sugar os filhotes.

Tamanho mínimo do aquário: Para apenas um casal 30 litros, para um aquário comunitário 50 litros.

Outras informações: Existem diferentes variedades de Apistogramma cacatuoides, tanto selvagens quanto selecionadas por criadores. A variedade "Double Red" apresenta um mosaico vermelho nas nadadeiras dorsal e caudal. Este é um dos apistos mais conhecidos no aquarismo devido ao comportamento e cores exuberantes. Um aquário ideal deve possuir substrato fino e fácil de ser cavado, folhas secas, troncos e/ou rochas para servir de local para a desova, água ácida, quente e mole e plantas flutuantes na superfície para controlar um pouco a luminosidade.

Estes peixes apresentam sua coloração de forma vívida apenas quando mantidos em ambiente ideal, peixes em situação estressante (baterias de lojas, logo após o transporte, etc) podem apresentar coloração muito pálida, que é facilmente revertida ao ser transferido para um local com parâmetros e necessidades adequadas à espécie.

É extremamente importante o monitoramento dos parâmetros da água, para isto são recomendados os testes periódicos de pH, GH, KH, Amônia, Nitrito e Nitrato. Existem produtos que testam certos parâmetros constantemente, sem que o aquarista necessite fazê-los a toda hora e que permitem um monitoramento 24 horas, são eles o Seachem Ammonia Alert e Seachem pH Alert – ambos disponíveis em nossa área de "Medicamentos e Testes". Todos os outros testes químicos também podem ser encontrados na mesma área supracitada do site.

Igualmente importante é a manutenção constante da temperatura da água para evitar quedas bruscas que podem levar à debilitação do sistema imunológico do animal e ao surgimento de doenças. Esta manutenção é atingida com o auxílio de aquecedores e/ou termostatos – sendo os últimos mais recomendados, por possuírem um mecanismo que controla a temperatura evitando assim o aquecimento excessivo da água do aquário – e ela é monitorada utilizando-se termômetros que podem ser tanto internos quanto externos. Acessando a nossa área intitulada "Temperatura" você encontra várias opções de termômetros, aquecedores e termostatos.

Peixes que podem ser colocados com apistogrammas: além de outros apistogrammas machos e fêmeas de quaisquer outras variantes, pode colocá-los juntamente com todos os peixes de pH ácido, exceção para os peixes de rio (pois, como são carnívoros). Pode adaptá-los para pH neutro e colocar com todos os peixes deste pH. Não recomendamos colocá-lo em pH alcalino, por diminuir sua expectativa de vida de horas (depende da aclimtação) à anos e irá maltratá-los silenciosamente, forçando sua natureza (não concordamos).

Tipo de Peixe
Peixe Ornamental
Porte
Pequeno
Origem
Sul Americana
Sociabilização
Ligeiramente territorial
2017-01-10
Sem comentários

Clientes que compraram este produto também compraram:

Produto adicionado aos favoritos.
Produto adicionado ao comparador.