Ramirezi Dourado - MICROGEOPHAGUS RAMIREZI - 2100609
  • Novo
Ramirezi Dourado - MICROGEOPHAGUS RAMIREZI - 2100609

Ramirezi Dourado - MICROGEOPHAGUS RAMIREZI

2100609
Sem Stock
8,00 €
(IVA incl.)
Peixe Ornamental de aquário de água doce tropical

 

Familia: Ciclideos
SubFamilia: Geophaginae
Genero: Microgeophagus

O Microgeophagus ramirezi é uma espécie de peixe de água doce endêmica da bacia do Rio Orinoco, nas savanas da Venezuela e Colombia, na América do Sul, é um peixe muito popular em aquários, vendidos sob vários nomes (incluindo Ram, Ciclídeo Borboleta e Ramirezi. A espécie é membro da família Cichlidae, subfamília Geophaginae.

Aspecto Externos e Dimorfismo Sexual:

O espécime padrão (da variedade original) possui uma cor de fundo amarelo-esverdeada cravejada por pontos azul brilhante que se estendem pelas nadadeiras dorsal, anal e caudal. Essa variedade também possui várias listras verticais descontínuas, em um preto bem pálido, e uma listra na parte de cima da cabeça, que passa pelos olhos. Esta é a listra preta mais forte, seguida pela segunda listra nos flancos - esta aparecendo mais como um ponto preto-escuro nas variedades criadas em aquários. A espécie é diferenciável sexualmente, sendo as fêmeas menores em tamanho, com pigmentação rosa na região ventTral e raios menores na parte da frente da nadadeira dorsal, a nadadeira anal da femea não ultrapassa a caudal. Os machos atingem cerca de 7 cm.

Distribuição e Habitat:

Diferentemente de seus parentes do gênero Apistogramma, o habitat natural do M. ramirezi é nas águas mornas 27.C e ácidas (pH 6,5) dos córregos da região de llanos, na Venezuela e na Colômbia. Em geral, as águas em que foram encontrados M. ramirezi tinham fluxo baixo, contendo pouco mineral dissolvido, e eram de límpdas até bastante escurecidas por tanino. A espécie é tipicamente encontrada apenas em locais protegidos por cobertura de plantas aquáticas ou vegetação submersa.

Reprodução:

Quando atinge a maturidade sexual, a espécie forma pares monogâmicos antes da procriação. Sabe-se que deposita os ovos, de 1.5 mm, em pedras lisas ou diretamente em pequenas depressões cavadas no cascalho. Como muitos ciclídeos, tanto o macho como a fêmea cuidam das crias, protegendo os ovos e defendendo o território. No geral, são produzidos de 150 a 300 ovos, mas já foram relatados casos em que esse número chegou a 500. Já foram observados a abanar água sobre os ovos, que eclodem passado 40 horas a 29 ºC. Os alevins são incapazes de nadar livremente até o quinto dia, quando passam a ser escoltados pelo macho ou pela fêmea em um cardume denso para se alimentarem.

Em Aquarios:

O ciclideo ramirezi é um ciclideo popular para o aquário tropical, embora não seja necessariamente o mais fácil de ser mantido - principalmente quando compartilha o aquário com espécies mais agressivas ou muito ativas. A espécie é tímida e se dá melhor quando convive com espécies tranquilas, como o tetra-neon ou néon, ou o tetra-cardinal. A espécie exibe prontamente comportamento reprodutivo em água com pH 5.0-6.5, embora uma água mais macia incentive a reprodução mais regular.

É preferível manter a espécie em aquários maiores, porque ela é intolerante a poluentes comuns do aquário, como os nitratos. O ambiente deve ser decorado de forma a imitar o habitat natural, com plantas aquáticas em vários locais, separadas por água aberta. A espécie apresenta canibalismo com a cria caso sua reprodução seja perturbada.

Como ambiente deve estar livre dos poluentes, o filtro do aquário é importante, embora não deva movimentar muito a água. Os TPA ajudam a minimizar as quantidades dos compostos prejudiciais, e devem ser feitas regularmente.

Tipo de Peixe
Peixe Ornamental
Porte
Pequeno
Origem
Sul Americana
Sociabilização
Ligeiramente territorial
No reviews

Clientes que compraram este produto também compraram:

Produto adicionado aos favoritos.
Produto adicionado ao comparador.