Descrição detalhada:
Os guppys são peixes ovovivíparos da família dos poecilídeos. Os machos adultos têm cerca de 5 centímetros de comprimento, enquanto as fêmeas chegam aos 7 cm. São originários dos rios do Sudeste do Brasil e são frequentemente confundidos por leigos com girinos devido ao seu tamanho reduzido. Em cativeiro, os guppys podem adquirir uma variedade de cores vibrantes através de cruzamentos, resultando em diversas raças ou matrizes.
Características:
Os guppys são encontrados em populações isoladas em pequenos riachos e lagos na América do Sul e no Caribe. Também existem populações em vários países de clima tropical ou subtropical, formadas por peixes que escaparam para a natureza ou foram introduzidos para combater a malária, alimentando-se principalmente de larvas de mosquito. São peixes de superfície e apreciam alimentos vivos como larvas de mosquito.
Recomendações:
Os guppys podem ser alimentados várias vezes ao dia em pequenas porções, com uma dieta variada que inclua alimentos vivos como artêmias salinas ou enquitréias. Alimentos congelados como artêmias ou bloodworms também são recomendados. Os alimentos industrializados são bem aceites, mas devem ser oferecidos em pequenas quantidades para evitar restos no aquário. Os guppys são peixes ornamentais de fácil reprodução, bastando um trio (2 fêmeas e 1 macho) para iniciar o processo. É recomendável ter muitas plantas no aquário para os alevins se esconderem e evitar serem devorados pelos pais, já que os guppys são ovovivíparos.
- Tipo de Peixe
- Peixe Ornamental
- Porte
- Pequeno
- Origem
- Sul Americana
- Sociabilização
- Peixe de Cardume