Melanotaenia Boesemani - 2105461
  • Novo
Melanotaenia Boesemani - 2105461

Melanotaenia Boesemani

2105461
Em Stock
4,50 €
(IVA incl.)
Peixe de Cardume de aquário de água doce tropical

 

Nome Popular: Peixe Arco-íris Boesemani — Inglês: Boseman’s Rainbow Fish

Família: Melanotaeniidae (Melanotaenídeos)

Origem: Ásia. Endêmico do lago Ayamaru em Irian Jaya, Indonésia

Tamanho Adulto: 11 cm (comum: 8 cm)

Expectativa de Vida: 5 anos +

Temperamento: Pacífico

Aquário Mínimo: 80 cm X 30 cm X 40 cm (96 L)

Temperatura: 26°C a 30°C

pH: 7.0 a 8.0 – Dureza: 9 a 19

Sua distribuição natural é bastante restrita, a partir de uma área de três lagos conhecidos como Ajamaru, Hain e Aitinjona, estes dois últimos menores, na remota Península Vogelkop de Irian Jaya. Ocorre normalmente em águas rasas e claras em meio a densa vegetação aquática. Os lagos são caracterizados pela sua água dura e pH alcalino (pH 8,0 a 9,0), embora também possam ser encontrados em alguns afluentes circundantes que apresentam a química da água totalmente oposta com dureza moderada e pH ácido (6,0 a 6,5).

Os lagos se localizam em região montanhosa e quente da península Vogelkop, junto às cabeceiras do rio Ajamaru. Nos meses mais úmidos (abril e junho), o lago pode subir até 5 metros do seu nível habitual da estação seca. Variando a localidade e época do ano, os parâmetros da água podem mudar bastante. Segundo Vries (1962) os lagos e riachos apresentam pH variando de 6,4 a 7,8 e temperatura média de 26° a 27°C, enquanto Heiko Bleher relatou condições opostas com pH próximo de 9,0, dureza 5 ° dGH e condutividade 145 mS. Quando Marinus Boeseman coletou seus espécimes, ele relatou um pH de 6,4-6,5.

Possui notável semelhança com M. ajamaruensis, porém este último apresenta corpo mais fino e a primeira nadadeira dorsal se encontra posicionada mais a frente (próximo a metade do olho) comparado com M. boesemani.

É de longe o peixe arco-íris mais popular no aquarismo e grande parte dos espécimes encontrados nas lojas são provenientes de criatórios oriundos do Extremo Oriente e Europa Oriental. A medida que amadurecem vão apresentando coloração cada vez mais chamativa, normalmente a partir dos doze meses de idade, sendo uma das espécies mas atraentes disponível no mercado.

M. boesemani é raro na natureza e está na lista vermelha da IUCN como criticamente ameaçado de extinção. Infelizmente esta é uma das poucas espécies o qual o mercado de aquarismo foi prejudicial para sua conservação, com estimativa de um milhão de peixes coletados por ano para o abastecimento do mercado e para fornecimento a criadores.

Aquário & Comportamento

Prefere aquário plantado com vegetação densa e áreas abertas para natação. São peixes que devem ser mantidos em grupos de pelo menos seis indivíduos, quanto maior o cardume mais natural o seu comportamento e realce das cores.

São peixes de comportamento pacífico que passam a maior parte do tempo disputando território ou a atenção das fêmeas, os machos se enfrentam e exibem suas nadadeiras e cores no máximo esplendor possível.

Reprodução & Dimorfismo Sexual

Ovíparo, são disseminadores livres. A fêmea libera seus ovos na água, próximo a folhas ou rochas, e o macho nada em volta fertilizando-os. Os ovos eclodem em 7 a 12 dias quando mantidos em temperatura mais alta e após alguns dias da eclosão os alevinos já consumiram o conteúdo do saco vitelino e começam a nadar. Não ocorre o cuidado parental entre os peixes desta espécie.

Apresentam dimorfismo sexual evidente. Machos são maiores e apresentam coloração mais intensa, além dos raios da nadadeira dorsal serem mais alongados. Fêmeas apresentam uma ampla faixa escura médio-lateral acompanhada por uma série de listras longitudinais amarelas ou laranja-avermelhado estreitas correspondentes que podem escurecer ou clarear de acordo com seu humor. Fêmeas maduras muitas vezes mostram coloração semelhante à machos subordinados, mas geralmente são facilmente identificados por serem menores e as bordas das nadadeiras arredondadas.

Alimentação

Onívoro. Em cativeiro aceitará prontamente alimentos secos e vivos. Alimentos vivos e congelados ajudam a acentuar sua coloração.

Tipo de Peixe
Peixe de Cardume
Porte
Pequeno
Origem
Ásia
Sociabilização
Pacífico
No reviews

Clientes que compraram este produto também compraram:

Produto adicionado aos favoritos.
Produto adicionado ao comparador.